top of page

Quanto custa casar no civil?

Se você está organizando o seu casamento para o segundo semestre de 2017, vai encarar cedo ou tarde os custos do registro civil dessa união. Depois de fazer o requerimento inicial, juntar os documentos necessários e obter do cartório a certidão de habilitação (habilitação para o casamento), os noivos devem efetivar o casamento num prazo de 90 dias.

Segundo o artigo 1512 do Código Civil, a celebração do casamento é gratuita, mas são cobradas as custas do processo de habilitação e registro, que variam entre os cartórios de cada unidade federativa do país.

Abaixo, confira os atuais valores de algumas delas.

São Paulo

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, os valores para casamento variam entre 302,10 e 805,60 reais, dependendo de onde os noivos vão se casar (no cartório ou fora dele) e do deslocamento do juiz de paz.

Rio de Janeiro

Para as noivas que se casam no Rio de Janeiro, o preço começa com os 161,48 reais do processo de habilitação. O registro do casamento civil custa 43 reais – os noivos que buscam um casamento religioso com efeito civil pagam 47,38 reais. Quem programa o casamento civil fora do cartório tem um custo de 405,14 reais.

Brasília

Na capital federal são cobrados custos diferenciados para cada etapa. Na habilitação, por exemplo, o preço é de 160,25 reais. Para Inscrição de casamento religioso no Registro Civil, o custo está fixado em 43 reais. Quem pretende celebrar o casamento fora da sala do Oficial de Registro paga 233,50 reais.

Minas Gerais

Assim como em São Paulo, os custos de casamento variam de acordo com o local da cerimônia civil – fora do cartório, os valores aumentam. A faixa de preços atual para casar no Estado fica entre 202,55 e 592,34 reais.

Pernambuco

Em Pernambuco, a habilitação, o preparo de papéis e o fornecimento da certidão têm custo total de 159,68 reais. Para um casamento fora do cartório, o valor é de 325,60 reais.Rio Grande do Sul

Para os noivos gaúchos, o custo da habilitação é de 59,90 reais. No caso do registro ou da inscrição de casamento religioso com efeito civil, o preço está fixado em 52 reais. A celebração do casamento é gratuita quando realizada na Serventia. Se o ato, entretanto, for realizado com hora marcada pelos interessados, os preços podem variar entre 32 e 96,20 reais.

Fonte: Icasei.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page